top of page

​Fontes de exposição
O flúor está presente naturalmente no meio ambiente e, assim, os seres humanos são expostos a ele rotineiramente. Este elemento é utilizado como aditivo em dentefrício, anti-séptico bucal, é encontrado nas superfícies antiaderentes em frigideiras, compostos industriais, fertilizantes, em alguns medicamentos, como a fluoxetina, e no vidro [2].
O corpo humano vem sendo exposto a uma proporção significativa de flúor partir de ingestão de alimentos como frutas, cereais, carnes, peixes e chás [2].
Entretanto a maior fonte de ingestão desse elemento é a água. O flúor está presente em praticamente toda a água, variando apenas sua concentração. Na água do mar sua concentração é de aproximadamente 1,0 mg F/litro
​ [2].

 

​

​

Níveis estabelecidos
A Organização Mundial de Saúde recomenda a concentração de 0.7 ppm de flúor para agua potável, tolerando o mínimo de 0,6 e o máximo de 0,8 ppm. Nos Estados Unidos, o FDA supervisiona os níveis de flúor na água engarrafada e bebidas e define o máximo aceitável de 1,2 ppm [3].

Propriedades físico-químicas​
Flúor é um elemento químico, símbolo F, pertence ao grupo do halogênios na tabela periódica, é o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. É um gás amarelo pálido à temperatura ambiente e de cheiro extremamente irritante. É o 13º elemento mais abundante no planeta, sendo entre os halogênios o mais presente na crosta terrestre.​[1]

​

Densidade, dureza: 1,969kg/m³
Ponto de fusão: 53,53K
Massa atômica: 18,99u
Número atômico: 9

​​

bottom of page