top of page

Uso terapêutico

O flúor é comumente ultizado na área odontologica, este elemento é eficaz na prevenção e na reversão dos primeiros sinais de cárie dentária e no aumento da densidade óssea. A flúor atua na diminuição da desmineralização e ativação da remineralização do esmalte e da dentina.[8].

O flúor pode ser utilizado por meios coletivos, na fluoretação das águas de abastecimento publico, ou individuais, apresentando na forma de dentefrícios, soluções para bochecho, soluções anti-sépticas ou produtos contendo alta concentração de flúor para aplicação profissional, como géis e vernizes [8].

​​​​​​​

A flouretação consiste no ajuste dos níveis de flúor na água potável, entre 0,7-1,2 ppm, esse tratamento tem grande importância na redução de caries em termos populacionais. H​oje, estudos comprovam a fluoretação da água é eficaz na redução da cárie dentária por 20 - 40%. Porem elevados níveis de flúor podem levar a flourose dental, que é uma deficiência na mineralização do esmalte devida à ingestão diária desse elemento durante o desenvolvimento dental. Como a relação dose-efeito é linear, as implicações dependem da concentração de flúor e o tempo de contato dos tecidos durante o desenvolvimento dental. Mesmo assim esse processo é recomendado pela American Dental Association e da Organização Mundial da Saúde [13].

         

       “Empregar produto com flúor para prevenir cárie dentária tem o inconveniente de produzir graus leves de fluorose dentária, mas não utilizá-lo em saúde pública tem o inconveniente de não impedir o aparecimento de uma doença (cárie) evitável com o seu uso.” [9]

bottom of page