top of page

 Farmacocinética

Absorção​

​
O flúor é prontamente absorvido no estômago, cerca de 70% a 90%. O fluoreto de sódio e outras formas muito solúveis chegam a 100%  de absorção. A absorção é reduzida pelo aumento do pH do estômago. É frequente ocorrer a formação do ácido fluorídrico, que dependendo da concentração leva a irritações gastrointestinais e até efeitos corrosivos na mucosa. O ácido hidrofluorídrico (HF) difunde através das membranas celulares muito mais facilmente do que o ião fluoreto. O monofluorfosfatodissódico, principal ingrediente ativo dos dentifrícios, é absorvido após hidrólise enzimática das moléculas por fosfatases, por isso causa menos irritação a mucosa gástrica se comparado ao fluoreto de sódio[7].


D
istribuição
O flúor é prontamente incorporado em tecidos calcificados, como ossos e dentes, substituindo hidroxilos em cristais de hidroxiapatite.  O Fluoreto sofre trocas entre os fluidos corporais e nas superfícies dos ossos, a curto prazo e a longo prazo em áreas de remodelação óssea. Cerca de 99% do fluoreto está armazenada no osso.A concentração de flúor no plasma, líquido extracelular, e fluido intracelular estão em equilíbrio. A barreira hemato-encefálica é capaz de reduzir a transferência de flúor, por isso os índices antes do desenvolvimento da barreira hemato-encefálica podem ser maiores. Também pode acontecerde interferir no metabolismo do cálcio e enzimas [7].

​
Eliminação
O  flúor é eliminado do plasma através de dois mecanismos principais: absorção óssea e excreção na urina. A depuração plasmática pelas duas vias é aproximadamente igual em humanos adultos saudáveis.  A eliminação por osso é maior em animais jovens e crianças por causa do seu crescimento esquelético. A depuração renal depende do pH e taxa de filtração glomerular. Em baixo pH, mais HF é formado, promovendo a reabsorção. A excreção de fluoreto previamente absorvido a partir do corpo é quase inteiramente através da urina[7].

bottom of page