top of page
  • ​Alguns aspectos críticos em relação ao flúor:

​Analisar rigorosamente os níveis de flúor na água - Muitos países utilizam a fluoretação como medida de saúde para a população, para esta prática existem leis e níveis estabelecidos que devem ser devidamente controlados.​ Outra questão são as águas naturalmente fluoretadas que precisam ser avaliadas se estão próprias para o consumo[12].

​

Segurança no  trabalho - Algumas profissões levam a uma super exposição a várias substâncias que em elevadas concentrações podem acarretar em certos malefícios para a saúde. O flúor está nomeadamente presente em indústrias de vidro, fertilizantes, rodenticidas, entre outros. Para diminuir a exposição ao flúor e demais compostos químicos indica-se utilização de máscaras,luvas e proteções adequadas[2].

 

 

Atenção na utilização de produtos de higiene bucal - Produtos de higiene aparentam ser inofensivos mas também exigem cuidados. É importante evitar a ingestão dos dentifrícios, enxagratórios bucais e especialmente estar atento aos produtos das crianças, utilizando apenas produtos recomendados para uso infantil[12].

Comunicação de risco

​

​

​

​

​​

​

​

Os benefícios da utilização do flúor na prevenção da cárie dental é de conhecimento geral, uma estratégia de saúde pública é o processo de fluoretação da água de abastecimento, porém, o flúor também se encontra disponível na natureza, assim como em vários produtos industrializados, podendo ser ingerido em quantidades superiores as necessárias. Portanto, ao somar todas estas fontes, as pessoas podem estar expostas a concentrações maiores do que as desejáveis, chegando a níveis tóxicos do flúor [11].

​

Estudos mostraram que a redução da incidência de cárie é bem maior quando se utiliza um dentifrício fluoretado em comparação com um sem fluoreto. Outro ponto importante acerca dos dentifrícios fluoretados é a contra-indicação para menores de 6 anos. Uma alternativa para prevenção da cárie nas crianças ainda é a aplicação de flúor no consultório do médico-dentista[12].

bottom of page